Projeto de criação de identidade visual para o projeto ComunicaLab, um programa de extensão formado pelas empresas júniores Uipi e Comunica! da Universidade Federal de Santa Catarina.
Giovana Santos, Djulia dos Santos, Rebecca Scheibe, Christtie Souza e Airon Santos.
Participei de todas as etapas do projeto, desde as reuniões de briefing até a criação do manual da marca.
O projeto ComunicaLab é um programa de extensão que abrange ações de ensino e pesquisa destinado a todos os cursos do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Como um espaço de coworking integra as empresas júniores Uipi – Empresa Júnior de Design e Animação e Comunica! – Empresa Júnior de Jornalismo. Juntas as empresas oferecem serviços para a comunidade universsitária como: planejamento de comunicação, edição de vídeo, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, cobertura de eventos, diagramação, design gráfico e de produtos, produção sonora e audiovisual.
Para a construção do DNA, são usados os seguintes conceitos como base:
As cores principais que integram o logo são complementares e harmonizam aos olhos humanos. O roxo é uma cor ciativa e estimulante e representa transformação e está relacionado a calma, respeito e também sabedoria. Já o amarelo, uma cor contrastante e viva que significa alegria, otimismo, desperta a criatividade e estimula atividades mentais.
Paleta de cores desenvolvida para servir de apoio para as cores institucionais em aplicações. As cores de apoio não devem substituir as cores institucionais na marca e deve evitar o uso em excesso dessa paleta. As cores principais deverão ser usadas em preferência.
O alfabeto institucional escolhido para a marca ComunicaLab foi a família tipográfica Comfortaa e MuseoModerno, selecionadas a partir do estudo de conceitos, sendo as que melhor se adequam à proposta. A família Comfortaa deve ser utilizada em títulos e textos corridos. Já a MuseoModerno deve ser utilizada apenas para palavras de destaque ou títulos, em todo e qualquer material referente a marca.